Na Cara do Gol MT

JOGOS ESCOLARES: Competição começa com ginástica rítmica, badminton e vôlei de praia


Evento ocorre na cidade de Araputanga e mobiliza mais de mil estudantes com idades entre 12 e 17 anos
Beleza, concentração, muita disputa e habilidade. Foi assim o primeiro dia de competição dos Jogos Escolares em Araputanga (a 334 quilômetros de Cuiabá) de modalidades individuais. Nesta quinta-feira (30) os destaques foram para os garotos e garotas da ginástica rítmica, do badminton e vôlei de praia.
Os jogos tiveram início por volta das 8h em diferentes pontos de competição espalhados pela cidade. No ginásio da ginástica rítmica, meninas com idades entre 12 e 17 anos faziam movimentos graciosos com fitas, bolas e arcos. Apesar da beleza, o esporte exige muita concentração e horas intermináveis de treino.
Estudante Keyla Rafaela, por exemplo, treina 16 horas semanais. Ela relata que sente muitas dores, principalmente nas pernas. “Mas é um esporte que amo e o meu sonho é participar das olimpíadas”, destaca a menina de 14 anos, aluna da Escola Estadual Rui Barbosa.  
Assim como a ginástica rítmica, o badminton é um esporte recente dentro dos jogos escolares, com apenas quatro anos de atividade. Em quadra, os atletas demonstram muita estratégia, habilidade e força para lançar a peteca no campo adversário.
O coordenador da modalidade nos jogos escolares, Manoel Augusto, ressalta que além do condicionamento físico, o badminton desenvolve a parte disciplinar dos estudantes. Muitos jovens praticantes do esporte melhoram a concentração em sala de aula. “Até porque eles precisam tirar boas notas para viajar e participar de competições”, acrescentou Augusto.
O vôlei de praia também movimentou o dia em Araputanga. Não havia bola perdida para os jogadores e jogadoras, em partidas disputadas ponto a ponto. Um desses jogos foi entre o Colégio Issac Newton, de Cuiabá, contra o Colégio Visão de Colíder. A vitória foi para dupla cuiabana Giovanna e Julia, por 2 sets a 0.
Sobre a partida elas disseram que o primeiro set foi fácil, mas que cederam o empate no segundo set, por falta de concentração. “Pensamos que o jogo estava ganho e em competições você não pode relaxar”, disse Giovanna de 16 anos.  
Julia, parceira de Giovanna, está com o coração apertado, pois em Araputanga será o último estadual dela, por conta da idade. “Mas eu estou satisfeita, já participei de várias competições dos jogos escolares. Ganhei estadual e também participei do brasileiro. Nesse último ano espero fazer bonito e levar o título para Cuiabá”, ressaltou a jogadora.   
Já a dupla Amanda e Heloísa, de Primavera do Leste, participa pela primeira vez de um estadual. Elas treinam desde o começo do ano e antes jogavam vôlei de quadra. Apesar do pouco tempo jogando vôlei de areia elas garantem que vão dar trabalho às duplas mais tradicionais. “Acredito que com um bom trabalhado de equipe nós temos chances de chegar longe na competição”, afirmou Amanda.
Jogos de Araputanga

Araputanga sedia a primeira das três etapas estaduais dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso. A competição começou nesta quinta-feira (30) e prossegue até domingo (3). Ao todo são dez modalidades: judô, vôlei de praia, ginástica rítmica, badminton, xadrez, natação, atletismo, tênis de mesa, luta olímpica e ciclismo.
Mais de mil atletas estudantis, com idades entre 12 e 17 anos participam dos jogos que classificam para a etapa nacional da competição, que ocorre nos meses de setembro e novembro na cidade de João Pessoa, no estado da Paraíba.  
As próximas etapas do estadual são em Campo Verde e Água Boa. Em Campo Verde os jogos ocorrem de 15 a 21 de julho, na categoria A (de 15 a 17 anos). Em Água Boa a competição é de 29 de julho a 4 de agosto, na categoria B (de 12 a 14 anos. As modalidades são basquete, vôlei, handebol e futsal.

Fonte: MARCIO CAMILO - Seduc-MT


Postagem Anterior Próxima Postagem