Na Cara do Gol MT

UNESCO INCENTIVA MAIS EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS

Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – Unesco alertou que crianças e adolescentes em todo o mundo estão realizando cada vez menos atividades físicas. Trata-se de uma tendência que, segundo a organização, traz sérias consequências para a saúde e para o desempenho em sala de aula.
A tendência já é classificada pela Organização Mundial da Saúde – OMS como uma pandemia que causa a morte de 3,2 milhões de pessoas por ano. Por isso, a Unescolançou o estudo Educação Física de Qualidade – Guia para os Legisladores, que lida com diversas áreas que necessitam de maior atenção segundo a Revisão Global do Estado da Educação Física, documento divulgado em 2014. Entre os principais pontos do estudo estão a implementação da Educação Física nas escolas, o treinamento de professores e a qualidade das instalações para a realização de atividades físicas.
Unesco pediu tanto aos governos de países em desenvolvimento quanto aos de países desenvolvidos que os cortes de investimentos em Educação Física nas escolas sejam revertidos. Segundo o documento divulgado pela organização, os recursos e o tempo disponíveis para a prática têm diminuído progressivamente na Europa e na América do Norte.
Segundo a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, os investimentos em Educação Física são amplamente recompensados pelas economias na área de Saúde e pelos avanços na educação. O estudo mostra casos de sucesso no mundo inteiro onde programas de atividades físicas ajudaram a dar aos jovens mais autoconfiança, a desenvolver habilidades sociais e a melhorar o desempenho em sala de aula.


FONTE: Com informações da EBC

Postagem Anterior Próxima Postagem