Na Cara do Gol MT

POLÍTICAS PÚBLICAS: Comissão vai elaborar ações de Esporte e Lazer


A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT) participa da Comissão de Elaboração das Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência. A comissão é vinculada a Casa Civil de Mato Grosso e pretende mobilizar todas as secretaria de estado para a causa.
Na parte do Esporte e Lazer, o Seduc, por meio da Superintendência de Políticas Esportivas Especiais, já assumiu o compromisso de participar do processo. Dessa forma, a superintendência vai montar comissão para fazer um diagnóstico da realidade do esporte para as pessoas com deficiência no estado.
A analista de Desenvolvimento Econômico Social da Seduc, Maria Elisa Bordin, é uma das representantes do Esporte e Lazer na comissão. Ela explicou que o grupo irá contar com pessoas da sociedade civil que serão convidas para discutir políticas públicas. “Dessa forma serão criadas subcomissões para pensar em ações para pessoas com deficiência em várias frentes como na Educação, Saúde, Agricultura e no nosso caso, Esporte e Lazer”, detalhou Bordin.
O Superintendente de Promoção e Articulação de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Luiz Carlos Gracci, ressaltou que é de extrema importância a construção de ações para pessoas com deficiência no estado. Ele acrescentou que no momento não há políticas públicas nesse sentido. “Precisamos fomentar isso com urgência já que 22% da população matogrossense possui algum tipo de deficiência. Só em Cuiabá são 100 mil pessoas”, enumerou Gracci.
Ele enfatizou que a comissão vai ser um instrumento de inclusão social e cidadania em Mato Grosso. “Acredito que esse trabalho vai provocar um grande impacto social, pois haverá uma sensibilização da sociedade para questão das pessoas com deficiência”, reforçou.  
Atualmente a Comissão de Elaboração das Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência conta com 20 subcomissões, sendo 19 órgãos estatais e um grupo composto por Representantes das Sociedades Civis, como o Segmento da Pessoa com Deficiência Visual.  
       
Fonte: MARCIO CAMILO - Seduc-MT
Postagem Anterior Próxima Postagem