A competição – que começa nesta sexta (15) – promete mobilizar cerca de 5 mil pessoas em Nova Xavantina
A primeira regional dos Jogos Escolares da Juventude em Mato Grosso vai contar com 89 equipes. A competição começa nesta sexta-feira (15) em Nova Xavantina e promete mobilizar cerca de 5 mil pessoas, entre atletas, técnicos e expectadores.
As 89 equipes representam as 31 escolas da região Leste que participam dos jogos nas modalidades de Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol (Masculino e Feminino). Os times estão divididos nas categorias A ( de 15 a 17 anos) e categoria B (de 12 a 14 anos).
De acordo com um dos organizadores do evento em Nova Xavantina, Cerisvaldo Brito, a população da cidade está animada para receber uma das mais importantes competições escolares do país. “Só para ter uma ideia, na abertura da fase municipal, mais 2 mil pessoas participaram do evento. Na fase regional eu acredito que o ginásio não caberá de gente”, destacou o Brito, que é servidor da Secretaria de Esportes de Nova Xavantina.
Ele também destacou que os Jogos Escolares são importantes para promover o intercâmbio cultural entre os estudantes dos municípios da região Leste. Intercâmbio, que no entendimento de Brito, promove a troca de conhecimento e experiência entre os jovens. “Além disso, o evento gera emprego e aquece as vendas principalmente no comercio e na rede hoteleira”, acrescentou o coordenador da Secretaria de Desporte e Lazer de Nova Xavantina.
Ainda, no mês de abril, ocorrem jogos nos municípios de Paranatinga (região Sudeste) e São Felix do Araguaia (região Nordeste).
Sobre os jogos
Maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude reúnem jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país, em 14 modalidades. A competição foi criada pelo Comitê Olímpico do Brasil em 2005 e conta com o apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo.
Atualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40.000 escolas de 3.950 cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB, reúne em cada faixa etária cerca de 4 mil atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal. |
Fonte: MARCIO CAMILO - Seduc-MT |