Na Cara do Gol MT

EMPREGO E RENDA: Dupla de artesãos acompanha há mais 20 anos os Jogos Escolares

Eles já viajaram o Mato Grosso inteiro vendendo pulseiras, colares, brincos e bijuterias durante as etapas da competição

Os Jogos Escolares da Juventude são carregados de personagens marcantes. Entre essas figuras que ajudam a construir o evento estão os artesãos Ernestino Silva, o Neto,  e José Alves, o Pernambuco. Eles acompanham os jogos há mais 20 anos e por conta das andanças já visitaram os 141 municípios de Mato Grosso, sempre vendendo pulseiras, anéis de cocô, pingentes, pedras exóticas e tantos outros artigos do mundo hippie.
Atualmente eles se encontram em Paranatinga (a 342 km de Cuiabá) para trabalharem na segunda etapa regional dos Jogos Escolares. A solenidade de abertura do evento ocorre nesta sexta-feira (22), as 19h, no Ginásio Poliesportivo Bezerrão.
Quando a equipe da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer chegou a ginásio Bezerrão, nesta sexta, por volta das 8h, para organizar os preparativos da abertura, Neto e Pernambuco já estavam lá com suas barriquinhas montadas na entrada do ginásio.
A venda de artesanato nos jogos garante aos dois viajantes um bom incremento na renda. Durante o ano eles também trabalham em vários eventos pelo estado. “Mas quando chega a época da competição a gente se dedica exclusivamente para os jogos”, disse Neto.
Para eles não tem tempo ruim e tudo é feito de forma muito improvisada. O hotel, por exemplo, é debaixo da barraca mesmo. “Na parte de cima é área de serviço e o escritório. E em baixo é o quarto.”, brincou Neto.
Em Mato Grosso não tem uma cidade que eles vão, sem passar desapercebidos. “Acho difícil uma cidade em que a gente não conheça pelo menos uma pessoa. Porque a gente também faz comércio nas praças, antes de começarem os jogos”, destacou Pernambuco.
Essa relação com os moradores fez com que Neto e Pernambuco construíssem amizades e marcassem a adolescência de muita gente. “Uma vez, nos jogos, teve um rapaz que me abraçou forte e disse: ‘meu amigo quanto tempo que eu não te vejo, você sumiu’. Na verdade ele era um estudante, que hoje é secretário municipal, mas que na época comprava pulseiras de mim”, relatou. 
Outro história que marcou Neto foi quando ele contraiu câncer de pele. Ao saberem da notícia, muitos estudantes e organizadores da competição se sensibilizaram e contribuíram financeiramente para o tratamento da doença. Teve ex-estudante, que hoje mora na Alemanha, que quando soube do problema, veio ao Brasil prestar solidariedade a Neto. “Essas coisas não tem preço”, afirmou.
Neto e Pernambuco vivem exclusivamente do artesanato há mais de 30 anos. Depois da etapa em Paranatinga eles seguem para as cidade de Sinop e Colíder, onde também ocorrerão os Jogos Escolares.
Jogos Escolares  
Os Jogos Escolares (etapa regional) é uma realização da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc/Sael –MT), com o apoio dos municípios sedes do evento. A competição é disputada nas modalidades de handebol, basquete, vôlei e futsal.
As equipes classificadas na etapa regional disputam a fase estadual dos jogos. A competição também conta com a fase nacional, que reúne os campeões estaduais de todo Brasil. Neste ano, a fase nacional dos jogos será realizada na cidade de João Pessoa, no estado da Paraíba.


Fonte: MARCIO CAMILO - Seduc-MT


Postagem Anterior Próxima Postagem