Brincar tem uma importância absurda nos processos de
desenvolvimento humano. Muitos não conseguem entender, ou até mesmo acham
idiotice, mas as brincadeiras de infância são o reflexo dos desafios da vida
adulta. E é necessário que as instituições de ensino tenham essa consciência e
invistam mais em brincadeiras e dinâmicas para as suas crianças, pois estas, em
sua totalidade, preparam-nas para o futuro.
O objetivo principal é criar as condições necessárias para o
desenvolvimento integral das pessoas, além de promover a participação de forma
coletiva e individual em ações que possam melhorar a qualidade de vida das
pessoas; possui ainda o caráter educacional, auxiliando na preservação da
natureza e na afirmação dos valores imprescindÃveis à convivência social e
profissional.
O esporte ou jogos que introduzem a alguns esportes são
ferramentas importantes para movimentar a criança com uma brincadeira e trazer
motivação. Por isso, separei 8 exemplos
de jogos recreativos que são baseados em esportes e que vão divertir os alunos.
Queimada Invertida
Material: Bola de Vôlei ou de Borracha
Desenvolvimento: É dividida a turma em dois times, um time
em cada lado da quadra, é escolhido o quadra campo. Começa a queimada e quando
um aluno é queimado ele passa para a outra equipe. Vence a equipe que conseguir
ficar com mais aluno no seu time.
Futsal RecreativoMaterial: Cabo de Vassoura e bola de tênis
Desenvolvimento: Formado duas equipes com 5 alunos cada,
cada aluno com um cabo de vassoura de 1 metro. Objetivo é fazer gol no time
adversário empurrando a bola com o bastão. Não é permitido entrar na área, pois
também não existe goleiro, e também se o cabo de vassoura toca no adversário é
falta, na marca do Pênalti sem goleiro.
Handebol RecreativoMaterial: Bola de Handebol e Bambo lê
Desenvolvimento: Dois times de 6 alunos, ½ quadra e um bambo
lê amarrado no gol. Cada bola que passar por dentro do bambo lê vale um gol.
Quando a bola não passar pelo meio do bambo lê a equipe que arremessou perde a
posse da bola; a outra equipe dará saÃda no circulo central.
HandebolMaterial: Bola de Handebol e Bambo lês.
Desenvolvimento: é divido em duas equipes os alunos,
espalhados os bambos lês pela quadra e os alunos ficam dispersos na quadra. O
objetivo do jogo é a troca de passe, a equipe que fizer 10 passes seguidos
marca ponto. Para que a equipe possa começar a contar os passe é necessário um
aluno fizer o passe para outro aluno e ele cair dentro do arco (Bambo lê)
quando receber a bola. Não é permitido ficar esperando o passe dentro do bambo
lê e assim que conseguir receber um passe não pode ficar mais de 5 segundos
dentro do bambo lê no chão.
Vôlei RecreativoMaterial: Bola de Vôlei e rede de vôlei
armada
Desenvolvimento: Formado dois times, um em cada lado da
quadra, então começa o jogo de vôlei adaptado (segura a bola com as duas mãos,
saque depende da força do aluno). Então um aluno saco, o do outro time pega,
passa a bola pra 3 colegas e então o 3º pega e joga pro campo adversário, se a
bola caiu no chão, então todos da equipe que deixaram a bola cair tem que fugir
para o funda da quadra sem que ninguém seja pego. Se pegar o aluno passa para o
outro time e fica com mais alunos.
Variação: Quando for ponto e o aluno ser pego, é marcado
ponto e conta mais um ponto para cada aluno que foi pego.
Basquete Recreativo
Material: Bola de Basquete e Coletes
Desenvolvimento: Formado dois ou mais times, o jogo se passa
na quadra de basquete. O objetivo é fazer o a bola passar por 10 alunos, quando
isso acontece o time marca um ponto. Explicar os tipos de passe para os alunos
"Peito, Picado, Sobre a Cabeça e de Ombro" e os fazer usarem os
passes. "Não é permitido tocar no aluno que está com a bola e nem na bola,
o aluno que está com a bola pode ficar com ela em suas mãos até 5 segundos, não
pode andar e nem bater a bola" se alguns desses itens forem violados será
marcado e cobrada uma falta.
Variação: Mesmas regras, mas introduzindo a cesta.
Acerte a BaseMaterial: Cones, Bolas de Iniciação ou Garrafas
Pet's ou Bolas de Meia.
Desenvolvimento: É divida a turma em duas equipes, cada
equipe tem seu lado da quadra, é dividido o mesmo numero de bolas e cones para
cada equipe, os cones são colocados em lugares variados da quadra de cada
equipe. Objetivo é arremessar a bola de iniciação em direção ao cone e
derrubar, sendo que os componentes da equipe podem ficar na frente do cone
evitando acerta-los.
Quatro BasesMaterial: Cones, Bolas de Iniciação ou Garrafas
Pet e Bolas de Handebol ou de meia.
Desenvolvimento: É divida a turma em duas equipes, é formado
uma quadrado com os cones de mais ou menos 10 metros de um cone para o outro.
Uma das equipes fica dentro do quadrado formado pelos cones e a outra equipe
fica em um cone que servira de cone inicial. O aluno que esta no cone inicial
fica com uma bola e o objetivo dele é arremessar a bola que venha cair dentro
do quadrado feito pelos cones, assim que o aluno jogou a bola ele parti para o
próximo cone, enquanto isso a equipe dentro do cone tentar pegar a bola o mais
rápido possÃvel e derrubar um dos cones do quadrado antes que o aluno do cone
inicial chegue no próximo cone. Se o aluno que saiu do cone inicial passar cone
por cone e chegue novamente no cone inicial sem que a equipe dentro do quadrado
derrube algum cone, essa equipe marca um ponto, e cada aluno que percorrer todo
o caminho passando por todos os cones e chegando no cone inicial vai marcando
ponto. Se a equipe dentro do quadrado acertar o cone antes que cada aluno chegue
no seu cone, a equipe dentro do quadrado vai para o cone inicial e a equipe que
estava no cone inicial vai para dentro do quadrado.
Variações: Colocar mais de quatro cones e em uma distancia
mais perto para facilitar um pouco o jogo.
Fonte: Redação
Tags
Curiosidades